Sunday, January 21, 2007

Se a curiosidade mata, a mentira...

Eu minto. Minto pra caralho, ainda. Não tem nível de gravidade, porém. Maioria são mentiras bobas. E é só entre a família que geralmente acontece. Para os amigos, mentir, pra mim, é imperdoável (no máximo eu omito alguma coisa ou outra. Poucas). Saberão porque depois. Sempre que eu minto é para meu próprio bem (se bem que mentir é um mal, logo, quando minto para o meu bem, nunca é alguma coisa boa), e a maioria das vezes são coisas fracas... Falo um lugar, vou para outro. O exemplo mais frequente. Mas o motivo para eu mentir com uma certa frequência é porque ainda estou no controle dos meus pais. Sou menor de idade, ainda preço permissão para sair e coisas do tipo... Acontece com todos, agora é minha vez.

Agora falarei no lado oposto da conversa. Quando mentem para mim, é decepcionante. Imperdoável. "Faça o que digo, mas não faça o que faço" é uma frase muito boa que se encaixa aqui, acho. Por mínima que seja a mentira contada, por menor que seja o detalhe omitido, eu acho inexplicável tal ação. Sinceridade, pra mim, é a base de qualquer relacionamento/amizade duradouro. A sinceridade em uma amizade, leva a melhora. Tem uma conversa que eu tive há um tempo com um amigo meu que, tamanha sinceridade da pessoa, que eu enxerguei meus defeitos. E através dessa sinceridade eu pude melhorar. Viu? A sinceridade, ou verdade, como preferir, por pior que seja, por mais sofrível que pareça, é essencial para a melhora de uma pessoa ou um relacionamento. Se uma pessoa mente para mim e, por ventura, eu acabar descobrindo, tiro uma conclusão imediata que, no mínimo, 90% do que a pessoa me falará dali em diante vai ser mentira. No final, a melhor coisa que eu posso fazer, pelo meu bem, no mínimo, é cortar relações.

Então, eu minto para o meu suposto "bem", mas não minta para o seu.

Porém agora, se você for mentir, minta com estilo. Crie uma história que renda outras milhares que você contará para seus filhos, netos, e os bisnetos. Uma história para contar pro anjo que te receber lá em cima, ou pro Diabo, se você descer. E mentir não é uma habilidade que se cria, é um talento que se nasce. É uma coisa que tem que vir incontestavelmente (palavra grande...). Mas tome cuidado: mentira tem perna curta e se sua fama espalhar...

Se a curiosidade mata, a mentira esquarteja, estupra, limpa as pistas e acaba com todo o serviço. =]