Friday, January 26, 2007

Ei, você mesmo!

Por que as pessoas mentem? É um mistério. Mas pior: Por que elas mentem pra si mesmas? Por que elas ficam se escondendo atrás de falsas personalidades? Seria tão simples, e muito melhor, se as pessoas simplesmente fossem elas mesmas. Isso vai parecer um texto sentimental, mas não é. É um texto realizador. Eu venho pensando nisso há muito tempo, e não consigo, ainda, chegar em uma conclusão concreta e sensata. Como as pessoas podem passar mascaradas boa parte de sua vida? Quando a explicação para essa pergunta me vier a cabeça, eu juro que eu nunca mais pergunto isso. Mas como esse aqui não é o caso, vou transcrever nos próximos paragráfos algumas das teorias, pseudo-conclusões e angústias que tenho por essa gente.

Claro: "Um dia a máscara cai". É mais do que provado. E uma coisa extremamente difícil, para não falar impossível, é ver adultos mascarados. Digo adultos pessoas acima de 35 anos, tenham assim construído famílias ou não, Sem classe social definida. Adultos são pessoas extremamente felizes consigo mesmo. Eles não precisam ficar escondendo atrás de falsas-impressões delas mesmas. Elas já tem trabalho, já se sustentam e/ou, em alguns casos, sustentam a família, já têm sua própria casa e já tomaram seus rumos na vida. E, em um outro extremo dessa linha de pensamento, crianças também são cidadãos que não se mascaram... Nunca vi, pelo menos. Crianças são seres humanos puros, eu diria. São felizes, não ligam para o que os outros dizem, e sempre tem o colo da mãe, caso as coisas piorem. Criança tá pouco se fodendo se gosta de sertanejo, pop ou axé. Ela quer se divertir e ponto final. Chega a se sentir um pouco da felicidade de uma criança, ao conviver com uma (tive a chance de experimentar isso nas férias).

Agora, no meio de toda essa linha, existem as pessoas restantes. Pessoas que tem vergonha de si mesmas e, por isso, tentam criar uma falsa impressão para impressionar quem quer que seja. São pessoas indecisas, que não pensam por si mesmo, e até chegarem a esse ponto, demoram horas a fio no seu pensamento até chegar ao ponto final de se livrar de tudo e ser ela mesma. Há uma enorme e BEM visível diferença das pessoas que são elas mesmas e das pessoas mascaradas. As pessoas que não tem medo de ser quem elas são, gostar do que elas gostam, simplesmente não ligam para o que os outros pensam sobre ela. Elas gostam, fazem, e dane-se o que os outros pensam. Já os que mentem a si mesmos tem medo de gostar do que acabam por vergonha dos outros verem e acabar não gostando da pessoa. Sim, isso existe, e pessoas mascaradas são as pessoas mais escrotas do mundo.

Tenho que citar aqui que até há um tempo atrás (faz tempo - mais de 3 anos, certeza) eu ia sendo influenciado pelas outras pessoas que me cercavam, e, por consequência, eu acabava tendo um medo fodido de me expor e expor a todos os outros o que eu pensava e o que eu gostava. Eu arrumei isso de uns anos para cá e, hoje, além de ser eu mesmo e não ter medo de mostrar isso para as pessoas, eu estou constantemente mudando de opinião sobre as coisas e isso, logicamente, me faz mudar também. É um alívio muito bom. Melhor ainda quando você mostra quem você é e acaba vendo um retorno positivo das pessoas em volta e acaba fazendo novas amizades. É inexplicável.

Uma outra coisa também que eu pensei muito: as pessoas que se escondem de si mesmas acabam, automaticamente, mentindo para si. Elas vivem em um mundinho surreal só delas, onde só acontece coisas que elas querem e só fazem o que os outros mandam. É angustiante ver uma pessoa mascarada. Ver uma pessoa que faz tudo o que outros querem, só para agradar e tentando ser amigo dessas.

Pessoas mascardas: Get a life!

Cidadãos mascarados também são os super-heróis. Mas aí fica pra outro post (adoro super-heróis). Acho que mais mascarado que super-heróis, só os emos mesmo.