Thursday, January 03, 2008

Nomeando

Está aí uma coisa que poucas pessoas pensam, até chegar no momento crucial de ter que fazê-lo. Nomear coisas, seres, entre qualquer outra coisa é uma árdua tarefa. Juro que não pensei que fosse tão foda até começarmos (no plural, minha família) a considerar um novo membro de outra raça na família. Se eu já nos encontramos em diversos dilemas de nomes e opiniões de nomes diferentes, imagina quando eu for escolher o nome do meu filho? Eu estou é bem fodido. E você também, caso tenha um filho. Mas, de verdade, eu quero que meu filho se chame André... Mas isso não vem ao caso agora. Um dia eu comento mais.

Também, no meio dessas discussões, onde foi comentado do cachorro chamar Getúlio Vargas, Pipo e Pé-de-Pano, e nenhum nome foi decidido, me surge um comentário, vindo da minha mãe, sobre o mesmo assunto desse texto: "Escolher nome é muito complicado... Porque é uma coisa pra vida inteira, então tem que escolher... Hmmm... 'Certo', por assim dizer", e é verdade! Lógico que se sua mãe te escolheu um nome escroto, nada te impede de, na maioridade, ir lá, e mudar seu nome, mas convenhamos que não é um processo dos mais normais. Então o bixo pega mesmo pra quando você for escolher o nome de seu animal de estimação [odeio essa expressão]. Eu me encontro num puta dilema pra achar um nome legal para uma banda!

Porém, ainda assim, batizar uma banda é bem diferente de batizar um animalzinho. Uma banda, qualquer coisa, futuramente, você poderá mudar o nome dela, e esse tipo de coisa. Você pode chegar em uma pequena apresentação com a banda, mas ainda não tinham um nome e você resolveu inventar um na hora lá: "Boa noite pessoal. Somos os 'Ursinhos Carinhosos' e viemos botar pra fuder nessa porra. Um hardcore puro e verdadeiro, garanto que vai rolar um bom bate cabeça por ae... Vamo agitáe!". É LÓGICO que depois dessa você vai mudar o maldito nome horrível que você deu pra sua banda, principalmente pra não pedirem pra você tocar "Y.M.C.A." nos shows, quando lotarem tua agenda com apresentações em bares homossexuais. Não tem com que confundir outra coisa com esse nome, eu acho. Então trocar o nome é totalmente normal, eu diria.

Quando fui nomear esta página também me encontrei em dilemas muito grandes e fiquei pensando por dias e dias em um nome. A ainda assim, acho que escolhi um puta nome sem sentido para ele. Ainda penso em renomeá-lo, mas Não tenho certeza. A preguiça fala bem mais alto nessa hora. Nomear outras páginas também: se eu não ponho abreviações do meu nome, ou um único nick que eu uso há não-sei-quantos anos, é uma luta. De todas as páginas que nomeei, entre Flickr, Fotolog, MySpace e outros, o nome que eu mais me orgulho, o nome que esforcei e tirei o máxima da minha lástima de criatividade, foi o nome do meu segundo fotolog, que leva minha data de nascimento: 13 de Setembro. Só com isso já é perceptível a minha total falta de criatividade...

Mas um animal, a história muda totalmente de cenário. Um amigo seu vai na sua casa um dia, ele brinca o dia inteiro com teu cachorro, e no outro dia, volta lá, vê você chamando teu cachorro de outro nome: "Uai... Mas o nome dele não era [insira nome random]?!" - "Ah... Sabe como é: aquele nome não soava muito bem, estava até meio que me incomodando. Então resolvi trocar o nome do coitado... O nome que está agora é bem melhor... VANDERCLEYSSÓN! *fiu-uí*" [nota: nada contra o nome citado, por favor minha gente]. É como batizar um filho, mas tirando o direito dele opinar em qualquer coisa que for feita com ele (o que, pensando, é exatamente o que se faz quando se pega um animal de estimação para criar).

Isso foi apenas um momento de reflexão que tive aqui. Não tinha percebido quão crucial pode ser a escolha de um nome para um novo filho/membro da família. Quando o nome for escolhido, se eu lembrar, comento por aqui.

Choose wisely, young man...