Sunday, February 11, 2007

Nada justifica o talento

Nenhuma pessoa sabe. E ainda por cima demora pra descobrir alguma coisa em que ela seja boa. Mas não boa, somente. Ela é excepcionalmente boa naquele assunto. Se destaca naturalmente no meio de milhares, bilhares de pessoa, apenas em um ato. Não sei se vocês conhecem alguém assim, mas no meu caso, isso se encaixa muito bem. Não que eu tenha algum talento em especial, e, se tenho, não descobri ou ainda não admiti isso, mas conheço muitas pessoas que, incrivelmente, tem muitos talentos.

E de um tempo pra cá, venho, às vezes, reparando nisso. Pessoas que nascem sabendo alguma coisa. Parece alguma coisa bem utópica, não? Acredite: não é. Pessoas que não jogam, dão show no futebol. Pessoas que inexplicavelmente animam outras pessoas, apenas com um sorriso. Pessoas que se destacam em multidões, em especial. Chega a ser estonteante, quase mágica, ver essas pessoas. É uma criança vendo super-heróis ou alguma coisa parecida. É ingênuo enxergar tal magia assim.

Assim como o título diz, o talento não é justificável. Pessoas boas, ótimas em algumas coisas, são apenas pessoas que se esforçaram, treinaram, e atingiram esse nível através de muito suor. Talentosos podem até nunca ter feito algo. Porém, quando o fazem, agem de tal maneira, tão natural. É determinado, em algum momento do tempo/espaço/além, ao parir de uma pessoa, que ela é determinada a alguma atividade. Sim, é bem clichê, mas, novamente, acredite (!): é verdade!

Você, não-leitor, pode não concordar com esse texto. Se esse foi o caso, falo com a absoluta certeza de que você não conhece e/ou não achou seu talento ainda. Se você acreditou, você com certeza se destaca em alguma coisa. Agora: qual?

Também acho que o não-descobrimento de seu próprio talento leva a indecisão. Começo a descobrir o começo da tal pergunta...