Thursday, April 03, 2008

Bloqueio

Acho que exatamente tudo o que falarei aqui será, ou é, perceptível em nos meus textos. As vezes é apenas momentâneo, mas agora tem durado mais do que deveria, e afeta assuntos que não deveria afetar, me atrapalhando com as pessoas que menos quero discutir, e bem agora, em momentos nada bons. Como se isso aparecesse exatamente para me atrapalhar, mas Figueira com certeza me falará que é pura hiperglicemia anal, "eu que to exagerando", e só to falando isso porque é de minha natureza ser escroto assim. Assim como falar que é de minha natureza eu ser escroto. Espero tentar explicar como eu não tenho conseguido me explicar.

Como todos esses textos serão publicados em ordem de escrita, e essa entrará BEM NO MEIO de uma trilogia de textos, vou tentar esclarecer algumas coisas nele mesmo.

É um absurdo. Não necessariamnete um ABSURDO, mas é muito difícil falar isso. Como se um bloquei me impedisse de explicar tudo claramente a uma pessoa. Não que isso seja sempre necessário: como falei, tem sempre as pessoas que te entendem, mesmo você só fazendo caretas e apontando para o nada, tem pessoas que entendem com você explicando mesmo muito mal, e tem pessoas que não entendem. E nesse último caso é quando você tenta provar seu ponto explicando-se. Mas e quando a dificuldade está em você se explicar, passar tudo "mastigado" para uma outra pessoa?

Bem nesses casos que coisas piores podem acontecer. Uma pessoa não entender quando você é bem sucedido na sua explicação é uma coisa. Mas depois que você tenta explicar, considera-se um péssimo esclarecedor de idéias, e a pessoa ainda assim não entende, você fica se perguntando porque a pessoa continua numa incógnita sobre os atos que lhe cerca. E aí entra o explicar mal. Como falei, estou com um bloqueio "explicacional". A pessoa não entendeu porque ela é burra mesmo, ou porque eu expliquei mal? Ou os dois (acreditem: acontece)? E é horrível, porque as vezes até você não souber se explicar e se esforçar tentando, pode criar imagens negativas.

Pois é! Você tentando se explicar, acaba apenas complicando mais a sua história, e o que era para ser esclarecido foi jogado abismo abaixo em rumo à quase-completa perdição. E como arrumar tudo isso depois? E entra uma coisa pretty aterrorisante também: se vira. Você fez a bagunça, agora limpa.

Alguns que se mostram tão sensatos e compreensíveis sempre, tornam-se incapazes de perceber detalhes que apenas por eu não conseguir explicar, parecem ser impossíveis de se compreender. E aí eu acho que é onde todo o non-sense entra. Porque se tudo o que eu pudesse falar, mesmo com as cabeças já amaciadas, e esforçando-se para tirar o máximo de proveito de uma explicação, mesmo deficiente, fizesse efeito, fizesse diferença, eu tentava. Mas qual motivação que tenho após óbvia mostra de ilógica? Não me resta mais nada a não ser desistir (futuro texto).

Exatamente quando acontecem coisas que necessitam explicações à todos em sua volta, é que te desanima. Por isso que você tem que torcer para estar sem um maldito bloqueio mental, e para que o receptor de sua mensagem compreenda de primeira, e sem muita enrolação, o que você quer mostrar do seu ponto de vista. Caso não entenda: que depois de uma explicação ele passe a te entender, compreender o que passa pela sua cabeça, e que respeite muito isso. Afinal: cada um é cada um.

Compreensões pela metade não são válidas. Ou você entende, ou você não entende.

Off: E se vocês não entendem isso, desculpa: juro que me esforcei, mesmo sabendo deste atual bloqueio. O que me resta é torcer para que vocês acabem entendendo... Eu já fiz a minha parte.

P.S.: Agora que acabei esse texto, a estranha sensação de que já havia escrito algo parecido (se não bem igual) me bateu. Seria verdade? Enfim. Sendo ou não: aposto que foram duas situações diferentes.